Dois indivíduos são
proeminentes nesta curta epístola, Filemon e Onésimo. O primeiro tem um nome
derivado de “fileo”, significando amor
carinhoso, enquanto Onésimo pode ser traduzido como “útil”. O primeiro era o patrão, o segundo seu servo.
Onésimo nem sempre foi útil
(v. 11). Depois de ter abandonado o seu patrão, nós o encontramos em Roma, por
um período de busca para escapar entre a vasta multidão daquela cidade. Embora
tivesse conseguido fugir de Filemom, o olhar do Senhor estava sobre ele. Naquela
cidade havia um prisioneiro, o apóstolo Paulo, e foi a Paulo que o Espírito de
Deus trouxe este fugitivo. O mesmo Espírito que havia trabalhado no coração de Filemom
agora trabalha no coração de Onésimo – por meio do mesmo servo do Senhor (v.
19).
Convertido, Onésimo é útil
para todos (v. 11). Embora sua alma tenha sido libertada, ele não recebeu a liberdade
das obrigações que o ligava ao seu mestre. Como Cristão, ele deve retornar a Filemom.
Esta bela epístola, escrita por Paulo, carinhosamente suplica a Filemom para
receber novamente Onésimo, “Não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de
mim: e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor?” (v. 16).
Sem invocar a sua
autoridade apostólica, Paulo apela ao coração de Filemom e sua esposa Afia e ao
amor que possuímos como participantes da natureza divina. “Tive grande gozo
e consolação da tua caridade, porque por ti, ó irmão, as entranhas dos santos
foram recreadas. Pelo que, ainda que tenha em Cristo grande confiança para te
mandar o que te convém, todavia peço-te
antes por caridade, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora
prisioneiro de Jesus Cristo” (vs.
7-9). Este era um assunto delicado. A memória de Onésimo poderia incitar a
carne, se dada oportunidade, particularmente porque é muito possível que Onésimo
tivesse roubado de seu mestre (vs. 18-19).
O endereçamento da
epístola é mais amplo do que simplesmente para Filemom e sua esposa, pois se
estende até a assembleia em sua casa (v. 2). Quão práticas são as lições que ela
contém. Aqui encontramos o amor exercido na mais difícil das circunstâncias.
Nela vemos o amor do apóstolo por Filemom e por Onésimo que ele havia gerado enquanto
preso. Vemos a agitação desse amor no coração de Filemom por alguém que o tinha
prejudicado. Paulo apela sabiamente ao amor de Filemom por ele (vs. 9, 17, 20,
22).
O amor é obediente e
Paulo expressa sua confiança em Filemom de que a nova natureza triunfará,
ultrapassando tudo o que lhe foi pedido (v. 21). Esta é a verdadeira conduta Cristã,
divinamente registrada para a nossa admoestação.
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