Externamente, as coisas
pareciam muito boas nos dias de Josias. No entanto, o rápido declínio após sua
morte expôs a corrupção interna. Enquanto o rei Josias seguia zelosamente o
Senhor, o coração do povo não se alterava e a restauração a Jeová era fingida
(Jr 3:6-11).
Jeremias tinha a tarefa
de profetizar a uma nação que se recusava a ouvir – a um povo que logo seria
subjugado por uma potência estrangeira, conforme ordenado pelo governo de Deus,
contra a qual não deveriam se rebelar. Os falsos profetas, cujas palavras
agradavam ao povo, se opunham constantemente a ele.
Jeremias entra nisso
tudo pessoalmente. Seu amor pelo povo e seu ciúme por um Deus santo produziram
um tremendo conflito em sua alma, sem mencionar o sofrimento físico pelo qual ele
também passou. Jeremias é conhecido como o profeta que chorava (Jr 9:1). Ele
permanece no quebrantamento, implorando pelo povo, embora tenha visto que tudo
foi em vão (Jr 14:17-22). A vida de Jeremias está entrelaçada no tecido de suas
profecias.
O livro consiste em
várias profecias distintas. Porque elas não são ordenadas cronologicamente, uma
ordem moral deve ser entendida. Nos primeiros 24 capítulos, Jeremias pede ao
povo, apelando ao coração e consciência deles. Essas profecias nos levam ao
cerco de Nabucodonosor (caps. 21-24), mas não além.
No capítulo 25, temos
um resumo geral dos julgamentos de Deus pela mão de Nabucodonosor (Jr 25:8-11),
o castigo do rei de Babilônia após 70 anos (Jr 25:12) e o julgamento das nações
(Jr 25:31).
As profecias restantes
têm muito mais a ver com eventos históricos. O cativeiro seria de 70 anos (Jr
29:10). Nos capítulos 30-33, somos levados profeticamente para um tempo futuro,
para o tempo da angústia de Jacó (Jr 30:7). É esperado ansiosamente o dia
vindouro em que Deus fará uma nova aliança com a casa de Israel e Judá (Jr
31:31), restaurará a terra para eles novamente e fará com “que brote a Davi
um Renovo de justiça, e Ele fará juízo e justiça na terra” (Jr 33:15).
No capítulo 39,
Jerusalém é tomada, mas Jeremias escolhe permanecer entre os pobres da terra (Jr
39:10, 40:1-6). Nos capítulos 40-44, temos a história final do remanescente na
terra sob Gedalias, seu assassinato por Ismael e a fuga deles para o Egito,
contrária à palavra do Senhor por Jeremias (Jr 42:7-22). Os capítulos 46-51 dão
o julgamento das nações, começando com o Egito e terminando com Babilônia.
Bem interessante!
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