A primeira referência
bíblica a Tessalônica, uma cidade perto de Filipos, na província romana da
Macedônia, se encontra no capítulo 17 de Atos. Por três sábados Paulo disputou
na sinagoga com os judeus, “expondo e demonstrando que convinha que o Cristo
padecesse e ressuscitasse dos mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo” (At 17:3).
Apesar de alguns crerem, incluindo muitos gregos, homens maus, incitados pelos
judeus, perturbaram a cidade, e Paulo e Silas foram obrigados a sair. Ansioso
para retornar, mas impedido por Satanás, Timóteo é enviado de Atenas (1 Ts 2:18,
3:1-2, 6). É sobre seu retorno que Paulo escreve sua primeira carta aos santos de
Tessalônica – a mais antiga de suas epístolas. A segunda foi escrita
provavelmente dezoito meses depois da primeira.
Estas cartas são
caracterizadas pela frescura do primeiro amor. A palavra de sua fé tinha se
espalhado no exterior (1 Ts 1:8). Tendo se convertido “dos ídolos... a Deus,
para servir o Deus vivo e verdadeiro”, eles esperavam por seu Filho do céu,
o Libertador da ira vindoura (1 Ts 1:9-10). Tal testemunho não passa
despercebido neste mundo, e, como seus irmãos na Judeia, eles sofreram
perseguição (1 Ts 2:14).
Paulo não afirma seu apostolado;
em vez disso, em ambas as epístolas ele tranquiliza os santos a respeito de
diferentes aspectos da vinda do Senhor. A primeira epístola aborda a vinda do Senhor
para a bênção de Seus santos – tanto para aqueles que morreram quanto para
aqueles que estão vivos – em contraste com o dia do Senhor (um tempo de juízo),
do qual eles tinham conhecimento.
Na segunda epístola, encontramos
que a esperança desses queridos santos tessalonicenses tinha sido abalada,
pensando que o dia do Senhor já tinha vindo. Paulo mostra que certos
acontecimentos devem primeiro preceder esse dia.
Primeira Epístola aos Tessalonicenses Caps. 1-3
No primeiro capítulo,
encontramos os tessalonicenses à espera da vinda do Filho de Deus vindo do céu.
No segundo capítulo, embora incapaz de visitá-los, o apóstolo tem essa
confiança de que eles seriam sua alegria e coroa de glória diante do Senhor
Jesus em Sua vinda.
No terceiro capítulo,
tendo ouvido o relatório de Timóteo (1 Ts 3:6) e tendo sido devidamente
confortado pela sua fé, ele ora, “e o Senhor vos faça crescer e abundar em
amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para
convosco; para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em
santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos
os Seus santos” (1 Ts 3:12-13 – AIBB). Aqui é falado da Aparição do Senhor
com todos os Seus santos.
Primeira Epístola aos Tessalonicenses Caps. 4-5
A exortação continua no
quarto capítulo com instrução quanto ao andar deles. O capítulo termina, no
entanto, com detalhes importantes sobre a vinda do Senhor para Seus
santos. Aqueles que haviam morrido ressuscitariam e, além disso, precederiam
aqueles que estavam vivos e permaneceram (1 Ts 4:13-18). Dada a perseguição que
os tessalonicenses sofreram e a sua aparente confusão neste ponto, este foi,
sem dúvida, um grande consolo.
O capítulo 5 fala dos
tempos e das estações (épocas) das quais eles eram bastante familiares – o dia
do Senhor é extensivamente detalhado no Velho Testamento (1 Ts 5:1). Eles não
eram filhos da noite; eram da luz (1 Ts 5:4-5). Nós não dormimos, pois aqueles
que dormem, é de noite que dormem, “mas nós, porque somos do dia, sejamos
sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a
esperança da salvação” (1 Ts 5:8 – AIBB). O livro se encerra com várias
exortações.
Segunda Epístola aos Tessalonicenses Cap. 1
Sofrendo severa
perseguição, os santos de Tessalônica foram aparentemente persuadidos, talvez
por uma carta forjada, que o dia do Senhor tinha chegado (2 Ts 2:2). No
primeiro capítulo, Paulo salienta que um dia de juízo está realmente chegando
àqueles que não obedecem ao evangelho (2 Ts 1:8). Os santos de Tessalônica eram crentes, e foi a perseguição que sofreram que deu testemunho disso (2 Ts 1:5). No
entanto, não só não era o dia do Senhor, mas também, quando esse dia viesse
iria trazer juízo sobre aqueles que os atormentavam!
Segunda Epístola aos Tessalonicenses Caps. 2-3
No segundo capítulo,
Paulo aborda diretamente o erro. A vinda do Senhor Jesus Cristo e nosso
encontro com Ele – ainda não tendo ocorrido – é a prova de que o dia do Senhor
ainda é futuro (2 Ts 2:1). Além disso, esse dia não virá “porque não será assim sem que antes venha a
apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição” (2 Ts
2:3). Este é o anticristo, “O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que
se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de
Deus, querendo parecer Deus” (2 Ts 2:4). O capítulo encerra-se com uma
palavra de consolo e com a primeira menção de esperança – tendo sido restituída
a eles – nesta epístola.
No capítulo final,
Paulo pede suas orações. Ele tinha confiança no Senhor para que fizessem as
coisas que lhes eram ordenadas (2 Ts 3:4). Quanto a alguém que andasse
desordenadamente, eles deviam se apartar do tal. Cada um devia trabalhar por
seu pão – devemos estar ocupados até que venha (2 Ts 3:6-12). Paulo termina a epístola,
encomendando-os ao Senhor: “Ora o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de
toda a maneira. O Senhor seja com todos vós” (2 Ts 3:16). Ele chama a
atenção especial para a saudação por sua própria mão, talvez em referência à
carta forjada.
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