sexta-feira, 1 de maio de 2020

Ageu

Ageu é o primeiro dos profetas pós-cativeiro. Sua profecia consiste em cinco mensagens recebidas no espaço de quatro meses. Cada mensagem é datada em relação ao segundo ano de Dario, o rei. Embora Deus tivesse permitido que um remanescente de Judá voltasse a Jerusalém, a antiga relação não havia sido restaurada. Não havia trono; um gentio governou sobre a terra; as coisas estavam fisicamente e espiritualmente em um estado de ruína. As pessoas que haviam voltado para a terra com tanto gozo e energia, tendo colocado a base do templo, haviam se tornado desencorajadas.
Deus em Seu maravilhoso amor e graça permitiu que um remanescente voltasse a Jerusalém. Quão rapidamente isso tinha sido esquecido. Havia tranquilidade suficiente para construir suas próprias casas. A fé não era exigida para isso e o mundo não ofereceu qualquer resistência (Ag 1:4). Quando a fé está faltando, as circunstâncias e nossa própria vontade ditarão nossos atos – “não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada” (Ag 1:2). Ao negligenciar a casa do Senhor, eles tinham realmente negligenciado o Senhor, e como resultado a disciplina tinha que entrar em cena – tal é, também, o coração de Deus em amor (Ag 1:5-11). Embora as coisas fossem difíceis, o Senhor ainda estava com eles (Ag 1:13). Instigado pela mensagem, o trabalho retomou (Ag 1:14).
O edifício que eles estavam erguendo não era nada em comparação com o antigo templo, e isso também era uma fonte de desencorajamento (Ed 3:12; Ag 2:1-9). No entanto, a fé no dia da ruína não é pretensiosa e reconhece o estado das coisas. Este não foi o dia brilhante em que foram trazidos da terra do Egito – mas o mesmo Senhor estava com eles (Ag 2:5). Um dia está chegando quando a última glória da casa – ainda a mesma casa aos olhos de Deus – excederá a antiga (Ag 2:9 – JND). Isso não pode acontecer até que o estado atual do mundo tenha sido abordado, não apenas Israel, mas todas as nações. “Os céus, e a Terra, e o mar, e a terra seca” devem ser abalados antes que possa haver paz (Ag 2:6).
A quarta profecia afirma o princípio simples (os sacerdotes entenderam) que o impuro contamina o santo (Ag 2:10-19). Eles eram impuros e o trabalho de suas mãos era imundo (Ag 2:14). O presente trabalho não mudou isso. Só Deus é Santo e não pode ser contaminado, e é somente quando Deus é admitido em nossa vida – que é o que Ele deseja em resposta à Sua disciplina – que a bênção pode fluir (Ag 2:19).
A quinta e última mensagem se dirige a Zorobabel, o líder daqueles que retornaram e um descendente de Davi (Mt 1:12). Com o abalo das nações, Deus estabelecerá Seu trono na verdadeira semente de Davi, Cristo, o Ungido do Senhor. “Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, te tomarei, ó Zorobabel, filho de Sealtiel, servo Meu, diz o Senhor, e Te farei como um anel de selar; porque Te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos (Ag 2:23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário