sexta-feira, 1 de maio de 2020

Lamentações

O livro de lamentações contém a lamentação de Jeremias sobre Jerusalém – outrora grande entre as nações – agora solitária e desolada (Lm 1:1). O Senhor tinha agido em justiça, mas entender o governo de Deus contra aquela cidade só aprofundou a tristeza de Jeremias (Lm 1:18).
Jeremias confessou o pecado da cidade como seu, e sentiu o que significava ser rejeitado por aqueles por quem chorava. “Vê, Senhor, e contempla, pois me tornei desprezível. Não vos comove isto a todos vós que passais pelo caminho? atendei, e vede, se há dor como a minha dor, que veio sobre mim, com que me entristeceu o Senhor, no dia do furor da Sua ira” (Lm 1:11-12). Em sua tristeza, vemos expressado algo da tristeza tão plenamente sentida pelo Cristo rejeitado.
A retirada do templo e do altar – coisas necessárias para que o israelita se aproxime de Deus – trouxe grande angústia a Jeremias (Lm 2:6-7).
Nos dois primeiros capítulos, Jerusalém é falada como o objeto da ira de Deus. No terceiro capítulo, Jeremias fala como aquele que carrega a aflição, uma posição típica de Cristo. “Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do Seu furor” (Lm 3:1).
Os capítulos um, dois e quatro têm vinte e dois versos, e cada versículo começa com as letras do alfabeto Hebreu. Da mesma forma, o capítulo 3 tem vinte e duas estrofes de três versos cada. O quinto capítulo, ao ter vinte e dois versos, não é restringido por este arranjo, pois é uma oração. Com a confissão feita, Jeremias pode levar aquilo que afligiu o povo a um Deus compassivo (Lm 3: 22-36) e imutável (Lm 5:19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário