sexta-feira, 1 de maio de 2020

Filemom

Dois indivíduos são proeminentes nesta curta epístola, Filemon e Onésimo. O primeiro tem um nome derivado de “fileo”, significando amor carinhoso, enquanto Onésimo pode ser traduzido como “útil”. O primeiro era o patrão, o segundo seu servo.
Onésimo nem sempre foi útil (v. 11). Depois de ter abandonado o seu patrão, nós o encontramos em Roma, por um período de busca para escapar entre a vasta multidão daquela cidade. Embora tivesse conseguido fugir de Filemom, o olhar do Senhor estava sobre ele. Naquela cidade havia um prisioneiro, o apóstolo Paulo, e foi a Paulo que o Espírito de Deus trouxe este fugitivo. O mesmo Espírito que havia trabalhado no coração de Filemom agora trabalha no coração de Onésimo – por meio do mesmo servo do Senhor (v. 19).
Convertido, Onésimo é útil para todos (v. 11). Embora sua alma tenha sido libertada, ele não recebeu a liberdade das obrigações que o ligava ao seu mestre. Como Cristão, ele deve retornar a Filemom. Esta bela epístola, escrita por Paulo, carinhosamente suplica a Filemom para receber novamente Onésimo, “Não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim: e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor?” (v. 16).
Sem invocar a sua autoridade apostólica, Paulo apela ao coração de Filemom e sua esposa Afia e ao amor que possuímos como participantes da natureza divina. “Tive grande gozo e consolação da tua caridade, porque por ti, ó irmão, as entranhas dos santos foram recreadas. Pelo que, ainda que tenha em Cristo grande confiança para te mandar o que te convém, todavia peço-te antes por caridade, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo (vs. 7-9). Este era um assunto delicado. A memória de Onésimo poderia incitar a carne, se dada oportunidade, particularmente porque é muito possível que Onésimo tivesse roubado de seu mestre (vs. 18-19).
O endereçamento da epístola é mais amplo do que simplesmente para Filemom e sua esposa, pois se estende até a assembleia em sua casa (v. 2). Quão práticas são as lições que ela contém. Aqui encontramos o amor exercido na mais difícil das circunstâncias. Nela vemos o amor do apóstolo por Filemom e por Onésimo que ele havia gerado enquanto preso. Vemos a agitação desse amor no coração de Filemom por alguém que o tinha prejudicado. Paulo apela sabiamente ao amor de Filemom por ele (vs. 9, 17, 20, 22).
O amor é obediente e Paulo expressa sua confiança em Filemom de que a nova natureza triunfará, ultrapassando tudo o que lhe foi pedido (v. 21). Esta é a verdadeira conduta Cristã, divinamente registrada para a nossa admoestação.

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