sexta-feira, 1 de maio de 2020

Ezequiel

A profecia de Ezequiel abrange todo o Israel. “E disse-me: Filho do homem, Eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra Mim; eles e seus pais prevaricaram contra Mim, até este mesmo dia” (Ez 2:3). O livro não se preocupa com os tempos dos gentios – um período totalmente detalhado no livro de Daniel. Em vez disso, esse intervalo é ignorado e a profecia de Ezequiel retoma com o Milênio, quando Jerusalém voltará a ser o centro do governo de Deus. As profecias de Ezequiel estão cheias de símbolos e imagens. O livro pode ser dividido em quatro partes: 
  • Capítulos 1-24 – a casa rebelde de Israel (Ez 3:9). Esses capítulos são organizados cronologicamente e contam a invasão iminente dos caldeus e a destruição de Jerusalém (cap. 24).
  • Capítulos 25-32 – o julgamento das sete nações gentias – Amon (cap. 25:1), Moabe (cap. 25:8), Edom (cap. 25:12), Filístia (cap. 25:15), Tiro (caps. 26-28:19), Sidon (cap. 28:20) e Egito (caps. 29-32).
  • Capítulos 33-39 – o retorno do remanescente, que necessariamente inclui o julgamento sobre Israel e aqueles que se opõem a essa restauração.
  • Capítulos 40-48 – o templo milenar futuro.
Na primeira divisão, Ezequiel narra a partida da glória de Jeová do templo (Ez 1:28). Em primeiro lugar, vemos que a glória se levanta do querubim e se remove para a entrada da casa (Ez 10:4). Daí ela se remove para o portão leste da casa do Senhor (Ez 10:18-19), e, finalmente, a partir do meio da cidade para a montanha no lado leste da cidade (Ez 11:23).
A glória de Jeová retorna ao templo milenar na quarta divisão – “E a glória do Senhor entrou no templo pelo caminho da porta, cuja face está para o lado do oriente. E levantou-me o espírito, e me levou ao átrio interior: e eis que a glória do Senhor encheu o templo (Ez 43:4-5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário