sexta-feira, 1 de maio de 2020

Jeremias, Ezequiel e Daniel

Jeremias, Ezequiel e Daniel todos profetizaram durante os últimos anos turbulentos do reino de Judá. Enquanto Jeremias permaneceu entre os pobres da terra que habitava em Jerusalém (Jr 40:6), Ezequiel é encontrado morando entre os cativos (Ez 1:1), e Daniel está nos tribunais de Nabucodonosor. Como é bonito ver cada um no lugar designado, proclamando fielmente a mensagem que Jeová lhes deu. Jeremias e Ezequiel eram sacerdotes (Jr 1:1; Ez 1:3), enquanto Daniel era da descendência real (Dn 1:3).

Cronologia

Todo o período desde o rei Josias até a destruição de Jerusalém é pouco mais de 50 anos. Cinco reis reinaram durante esse período. Josias foi morto por Faraó-Neco e o povo fez rei seu filho, Joacaz (também conhecido como Salum) (2 Rs 23:29-30). Joacaz foi capturado por Faraó-Neco, que fez Eliaquim (Jeoaquim), outro filho de Josias, rei em seu lugar (2 Rs 23:33-34). Jeoaquim terminou seu reinado como vassalo do rei da Babilônia (2 Rs 24:1). Daniel foi cativo durante esse tempo (Dn 1:1).
Joaquim (Jeconias, Conias), neto de Josias e filho de Jeoaquim, tornou-se o quarto rei. Jeoaquim foi capturado por Nabucodonosor, rei da Babilônia, juntamente com os homens saudáveis da terra (2 Rs 24:15-16). Ezequiel foi incluído entre eles (Ez 1:2). Zedequias (Matanias), um terceiro filho de Josias, e o último rei de Judá, foi feito rei por Nabucodonosor e levado em cativeiro por ele (2 Rs 24:17, 25:7).
O reinado de Zedequias foi substituído pelo governo de Gedalias, que Ismael (um descendente real) assassinou (2 Rs 25:25). Apenas Josias e Jeconias são mencionados na genealogia de Mateus.
Foi um tempo de profundas mudanças durante as quais Deus pôs de lado Israel e colocou Seu governo nas mãos de uma nação gentia. Reconhecer isso é a chave para entender esses livros.

Um comentário: