A mensagem de Oseias é
para Israel e Judá. Como a casa de Acabe tinha sido julgada em Jezreel (2 Rs
10:11), assim Israel seria julgado (Os 1:4). O julgamento de Israel seria
definitivo; eles não obteriam misericórdia (“Lo-Ruama” – Os 1:6).
Misericórdia foi retida
para com Israel, mas o julgamento de Judá traria para toda a nação uma pior sentença:
“E Ele disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami: porque vós não sois Meu povo, nem Eu
serei vosso Deus” (Os 1:9).
Hoje Israel está sem
rei ou príncipe, sacrifício ou sacerdote; mas tampouco é idólatra (Os 3:4).
Embora atualmente não seja reconhecida por Deus, ela será restaurada (Rm 11:1).
Ela aprenderá a chamar Jeová de “meu Marido” e não mais “meu Senhor”
(Os 2:16 – ACF, ou “meu Mestre” – JND margem).
Os filhos de Israel
retornarão e buscarão ao Senhor seu Deus e Davi seu rei (Os 3:5) No capítulo 2,
um remanescente – “Ami” (Meu povo) e
“Ruama” (tendo obtido com
misericórdia) – distinguem-se de sua mãe, uma prostituta desde o início (Os
1:2).
Nos capítulos 4-12, a
corrupção moral da nação é exposta enquanto Oseias apela à consciência do povo.
O livro termina com as palavras que eles deveriam receber de Jeová (Os 14:2), o Qual reagiria em misericórdia (Os 14:4-8). “Quem é sábio, para que entenda estas cousas? prudente, para que as
saiba? porque os caminhos do Senhor são
retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão” (Os
14:9).
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